II Ciclo de Palestras sobre a Prática na Gestão de Facilities

II Ciclo de Palestras sobre a Prática na Gestão de Facilities

No dia 30 de março o Núcleo de Pesquisas em Planejamento e Gestão da Escola Politécnica da UFRJ organizou o II Ciclo de Palestras – Prática na Gestão de Facilities. O evento aliou a disseminação de conhecimentos da área com uma ação solidária que beneficiou a ONG Saúde Criança Ilha com a doação de 1 kg de alimento como forma de entrada para o evento. Ao todo foram quatro palestrantes de diferentes ramos de atuação falando sobre o mercado de Facilities e suas experiências profissionais.

O palestrante Carlindo Macedo abordou o tema “Gestão de Real Estate e Facilities, do essencial ao disruptivo”, apresentando tendências tecnológicas e oportunidades para profissionais e empresas. Com mais de quinze anos de experiência no setor – sendo um dos fundadores da ABRAFAC (Associação Brasileira de Facilities) – Carlindo apresentou conceitos de Corporate Real Estate (CRE) e detalhou suas 3 áreas principais: Gestão da Organização, Gerenciamento de Portfólio e Gestão do Desempenho. Ressaltou a importância do profissional de Facilities, que possui a responsabilidade de cuidar do período mais longo do ciclo de vida de uma edificação, fechando sua palestra com exemplos de tecnologias disruptivas e o ‘novo’ workplace que este profissional terá que gerenciar.

Palestra 1 - Carlindo Macedo 3

Já André Neto fez uma abordagem sobre as Estratégias de Facilities para Shopping Center, utilizando como exemplo o equipamento “Shopping Nova América”, onde é gestor operacional e administrativo financeiro desde 2014. André indicou as estratégias organizadas em 3 passos principais: pessoas, tecnologia e treinamento das pessoas certas com a tecnologia correta. Com uma abordagem clara, criou identidade com o público e trouxe os principais conceitos em cada uma dessas vertentes, além de exemplos de seu dia a dia.

Palestra 2 - André Neto 2

O terceiro palestrante foi Fernando Carrasqueira, que tratou o tópico de Certificação LEED para a área de Facility Management, contextualizando o público com o conceito de sustentabilidade corporativa. Na sequência, apresentou a estrutura da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), ressaltando seus pontos principais e os benefícios de um prédio sustentável. Fernando atualmente é gerente de Facilities do Ventura Corporate Towers, e ilustrou a apresentação com exemplos de edificações que alcançaram a certificação, nas suas variadas tipologias.

Palestra 3 - Fernando Carrasqueira

A última palestrante foi Clara Rocha, engenheira civil e assessora do núcleo de gestão integrada da CIPA, que apresentou o tema de “Práticas de Segurança Contra Incêndios em Condomínios”. Clara indicou orientações, ressaltando pontos de atenção quanto às instalações elétricas, equipamentos, extintores, hidrantes e procedimentos de prevenção e combate a incêndios. Além disso, deu foco à importância do gestor estar atualizado quanto às normas e regras, como por exemplo, o novo COSCIP (Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico) que passou por atualizações em 2018.

Palestra 4 - Clara 2

Ao final do evento, os presentes participaram de dois sorteios: o primeiro de 1 kit da coleção de livros “Prática na Gestão de Facilities” produzidos pelo NPPG e o segundo de uma bolsa parcial na capacitação de curta duração em Gestão de Facilities. Os sorteados foram respectivamente Ingrid Fernandes do Nascimento e Marco Antonio Bonoto Ferreira, que receberam os prêmios do coordenador do Núcleo, o Professor Eduardo Linhares Qualharini. No encerramento, ele expressou o desejo de continuidade dos ciclos de palestras no ano de 2019, informando que a ação solidária resultou na coleta de 55 kgs de alimentos não perecíveis direcionados para a ONG Saúde Criança Ilha após o evento.

Faça o  download das palestras do evento através dos links a seguir.

Palestra 1

Gestão de Real Estate e Facilities: Do essencial ao disruptivo

Palestra 2

Estratégias de Facilities para Shopping Center

Palestra 3

Certificação LEED na Área de Facility Management

Palestra 4

Práticas de Segurança Contra Incêndios em Condomínios

Quer ficar por dentro dos próximos eventos do NPPG? Envie um e-mail para secretaria.nppg@poli.ufrj.br e receba nossos convites.